Filosofia no Lanche

Este BLOG se destina a receber e divulgar trabalhos dos alunos , as opiniões e respostas das questões e dúvidas dos alunos da Estadual Presidente Médici, Navirái, MS, ao professor de Filsofofia Alcione Antunes da Silva e vice-versa Respostas serão aceitas pelo E-Mail - Alomeu15@gmail.com

O tema sobre o Liberalismo está sendo estudado no 3º ano e é muito interessante. Assistam e deixem seus recados. Como era o poder desde o inicio até os dias e hoje? O que muda com a política moderna? Quem foram os principais filósofos que escreveram sobre política?

18 comentários:

Fábio Simplício Sencio. 3°D Matutino.
Este vídeo mostra a evolução do das formas de governo desde a Idade Média até os dias de hoje. Fala da monarquia, citando os filósofos e pensadores em que os ideais monárquicos foram baseados. Na minha opinião, é um apanhado geral sobre o conceito de monarquia.

Aluno: Eduardo Nunes nº12 3ºA Matutino

Como a igreja era um grande poder, senão absoluto.
Os Reis diziam ser enviados por Deus, assim tendo a igreja como aliado.
O reis não poderiam ser retirados de seus postos por que diziam ser divinos.
Mas houve muitas evoluções na forma de governo. E essa teoria do direito divino ficou para trás.

fernanda amaral palma 3° noturno escola pres. medici. os reis tinham uma em mente que Deus os enviou e que eles tinham seus tronos permanentes poi diziam ser divinos mas assim depois de muitos anos com a modernidade esse modo de pensar chegou ao fim e hoje essa teoria ão existe mais.

este video comcente em dizer sobre a forma que evoluiu as formas de governo ate nossos dias atuais .caracterizando a monarquia os pensadores,


FERNANDO DO NASCIMENTO BEZERRA 3*D MATUTINO MEDICI

Rosane Corrêa 2ºA Nº31 Médici.
Como a igreja era um grande poder, senão absoluto.
Os Reis diziam ser enviados por Deus, assim tendo a igreja como aliado. os reis tinham uma em mente que Deus os enviou e que eles tinham seus tronos permanentes pois diziam ser divinos mas assim depois de muitos anos com a modernidade esse modo de pensar chegou ao fim e hoje essa teoria não existe mais.

Aluna:Estela nº17 2ºD Matutino.

Da Monarquia ao absolutismo
A política de um país é um tema sempre discutido. Onde a várias mudanças que beneficiam a sociedade. Importantes são aqueles que fizeram mudanças positivas a sociedade, que criaram leis que trazem direitos na maneira de pensar e agir a população. Direito que a sociedade tenha de se expressar, dar opinião e idéias.

Aluna: Patrícia Fischer N°35
turma: C matutino médici
Na Antiguidade grega e romana (principalmente na primeira), discutia-se os limites e as possibilidades de uma sociedade justa e ideal (Platão, com sua obra A república). Mas o que se tornou célebre, por se tornar a teorização da prática política grega, em particular de Atenas, foi o tema do bem comum (Aristóteles), representado pelo homem político, compreendido como o cidadão habitante da pólis, o homem politikós que opinando e reunindo-se livremente na ágora, junto a seus pares, discute e delibera acerca das leis e das estruturas da sociedade. O homem político teria o seu espaço de atuação privilegiada na esfera pública, no átrio, no senado, em oposição à esfera privada dos indivíduos, representada pela casa, pelo lar, pelos negócios domésticos. Já em Roma, Cícero teorizou a República como espaço das liberdades cívicas, em que ocorre uma complementaridade entre os senadores e a plebe (tese retomada no século XVI por Maquiavel).
Desde fins da Idade Média, a Filosofia Política e os pensadores tratam das mais variadas questões sobre a legitimação e a justificação do Estado e do governo:
- os limites e a organização do Estado frente ao indíviduo (Thomas Hobbes, John Locke, barão de Montesquieu, J.-J Rousseau);
- as relações gerais entre sociedade, Estado e moral (Nicolau Maquiavel, Augusto Comte, Antonio Gramsci);
- as relações entre a economia e política (Karl Marx, F. Engels, Max Weber);
- o poder como constituidor do "indivíduo" (Michel Foucault);
- as questões sobre a liberdade (Benjamin Constant, John Stuart Mill, Isaiah Berlin, Hannah Arendt, Raymond Aron, Norberto Bobbio, Phillip Pettit);
- as questões sobre justiça e Direito (Immanuel Kant, F. W. Hegel, John Rawls, Jürgen Habermas, Michael Sandel)e
- as questões sobre participação e deliberação (Carole Pateman, Habermas, Joshua Cohen).

Este comentário foi removido pelo autor.

Nome:Ana Claudia Bertoni
Numero:03
Ano:1° "A"
Nem todas as sociedades capitalistas estabeleceram imediatamente a democracia liberal. Somente naquelas em que a burguesia entrou em choque direto com a nobreza resistente, obrigada a buscar apoio entre os operários e os camponeses, é que democracia foi possível. Por isso, a burguesia teve de adaptar seu programa. Esse foi o único caminho que encontrou para assumir o poder: se autoproclamado representante dos interesses da sociedade em geral.

O vídeo fala sobre como eram as formas de governo antigas e como elas evoluiram até os dias de hoje. Algumas coisas não evoluiram tanto, mas hoje em dia as formas de governo são muito diferentes de antigamente.

Gabriel Victor Nº19 1ºE Médici

E.E.Presidente Médici
Quesia de Araujo n 43 ano 3ºB matutino

Pensadores como Jean Bodin defendia a ideia do direito divino, no qual se dizia que lhes foi dado direito por Deus para governar, exerciam então poder com apoio da igreja.

Como a igreja era um grande poder, senão absoluto.
Os Reis diziam ser enviados por Deus, assim tendo a igreja como aliado.
Os reis tinham uma em mente que Deus os enviou e que eles tinham seus tronos permanentes pois diziam ser divinos mas assim depois de muitos anos com a modernidade esse modo de pensar chegou ao fim e hoje essa teoria não existe mais.


Matheus Henrique Nº25 1ºF matutino

Vanessa N°39 Ano:3°C - Médici

A política dos país é sempre um tema bem discutido, onde há várias mudanças que beneficiam a sociedade. Importantes são aqueles que fizeram mudanças positivas na sociedade, que criaram leis que trazem direitos na maneira de pensar e agir da população. Direito que a sociedade tenha de se expressar, dar opinião e idéias.

O video fala de como era a forma de governo na antiguidade, que os reis para estar no poder falavam que eles eram enviados por Deus, mostra como evoluiu o jeito de governar, o jeito das pessoas agirem e pensar.
Nome: Bruna de Oliveira Pizato
N°: 06
3° ano B
Turno: Matutino

É a forma de governo onde o Monarca ou Rei exerce o poder absoluto, sem o uso constitucionais. Tem como principal característica a inexistência da divisão dos três poderes, que se concentram nas mãos de uma só pessoa.

Nome: Robert Yago Lepre
N°: 35
3° ano B
Turmo: Matutino

esse vídeo me ajudo atende mais como a sociedade evoluiu desde a idade média até hoje
nome: BIANCA LUANA
série:2º ano b
nº 7

naquela epoca os reis diziam que eram um ser enviado por Deus para governar e ter a igreja como aliada.e quem assumia o poder depois era seu filho mais velho, mais para frente ja nao era o rei que mandava estado ou governo, assim os reis perderam seus tronos


marcos vinicius N=25
2 ano A

Muito Bom ' video serviu para me mostrar como muda as formas de governo'

Luana Fernandes
n22
2ano a matutino

Paginas

Seguidores

About Me

ALOMEU15DESABAFOS
Ver meu perfil completo

Conversación

SlideShow

Arquivo do Blog

Buscar

Parceiros

Visualizações