Questões a serem respondidas pelos alunos da 2ª Fase da Escola Juracy, do 2º Ano e do 3º Ano da Escola Médici: Assistir ao video e responder as questões, entregar até o dia 30/08/2010
1. O que é Democracia?
2. Quem foi Clistenes e quem o levou ao poder em Atenas, na Grécia?
3. Como era a Democracia criada por Clistenes?
4. Quem eram os cidadãos gregos?
5. O que representa a escravidão para a Democracia ateniense?
6. Quem eram chamados metecos? Porque? Porque eles queriam fazer parte do poder?
7. O que foi o "Século de Péricles"?
Questões para o 2º e 3º Ano Médici
1. Como era Atenas nos tempos de Sócrates, Platão e Aristóteles?
2. Quem era que tinha os direitos politicos e porque?
3. Quem mais adquiriu o direito de participar na policia de Atenas?
4. Quem realizou o Código de Draconiano e o que dizia o código?
5. Que Lei importante foi criada por Sólon?
6. De onde veio o Conslho de Atenas e o que é isso?
7. Quem queria acabar com a DEMOCRACIA de Atenas?
Assistir e deixar comentário, nome, número, turma e colégio.
Alunos de Filosofia so Filsofia Antiga, assistam o video, é muito bom
QUESTÕES:
1.Quem são os homens que vivem como se vivessem em cavernas?
2. O que é "essa caverna"? o que Platão quer dizer com "moram em cavernas"?
3. Por que os homens não conseguem ver, só veem sombras e msmo assim pensam que o que veem é o real, é a verdade?
4. O que representa o Sol nesta história que Platão conta no seu livro "O Mito da caverna"?
5. Será que eles, por não terem visto as coisas de verdade, pensam que aquilo que veem é tudo que existem? Explique com suas palavras.
6. Acostumados a escuridão quando se viu na luz doeu-lhe os olhos. Porque?
7. Qual er a primeira morada destes homens e que ideia eles tinham sobre "sabedoria"?
8. Quem consegue sair da caverna e ir para a luz, a luz do conhecimento?
9. Sair a "luz" do conhecimento não é fácil. Vale a pena? explique a sua resposta.
10. Pesquise e responda em rápidas palavras: Quem foi Platão?
Educação Sexual no
desenvolvimento infantil
Profª.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Início dos questionamentos:
�� “Educação Sexual... Quando, onde, por
quem e como falar sobre este tema?”
�� É preciso que o professor/os pais se
preparem para esta tarefa.
�� Este é um tema que supomos entender
naturalmente, entretanto, às vezes nos
sentimos extremamente limitados.
�� O discurso sobre sexo mobiliza-nos muito
porque de certa forma espelha a nossa
própria sexualidade.
O Analfabeto político
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.